E-mail marketing fail

6.8.09
O incrível mundo da comunicação, especialmente a partezinha que TANTOS insistem em chamar de marketing, e recortando ainda mais para nicho reservado ao e-mail marketing, tá no topo da lista dos vulgo-profissionais. É o telemarketing da internet, só que sem gerundismo - talvez. Vai ver é por excesso de gente formada em outras áreas que se metem a besta a fazer o que não sabe, que é o padrão em 99% das empresas.
Acabei de receber um e-mail de uma empresinha, que gerencia um serviço (aplicação) chamado directmails. Você pode até ter algum conhecimento da empresa que seja maior do que o meu, talvez até trabalhe lá ou conheça alguém de lá. Em seu site, entre outras coisas, ela afirma o seguinte sobre a dita aplicação: "Ele garante a *adequação* de suas mensagens ao perfil de cada consumidor a ser atingido, de forma interativa e dinâmica." Depois fica melhor: "ferramenta de email marketing desenvolvida para transformar os atributos de sua base de dados em inúmeras ações ‘one-to-one’." De qualquer modo, vou continuar me referindo à ela como empresinha. Posso?
Ah, posso.
Então. Essa empresinha vive me mandando mensagens que mais parecem ser aleatórias. Sabe quando você ignora, quando lê não se interessa, manda pro lixo sem ler, seleciona como spam para tentar não receber mais... etc? Pois é.
Mas o e-mail que eu li agora tinha um título que, ao ler, pensei sobre a tal '*adequação* ao perfil do consumidor a ser atingido' ostentado no site da empresinha.
O assunto do mail era *Programa Procaminhoneiro Mercedes-Benz*.
Como assim, caminhoneiro? Cadê o 'One-to-one'? Será pegadinha? Que raio de perfil eles criaram para mim para que eu recebesse algo, assim, tão *adequado*?
Tive que abrir o mail e ver uma foto de, sim, um caminhão, acompanhado de um texto que começava com "Chegou a hora de você comprar seu caminhão...". Falha de sistema? Neste exato momento, a Sula Miranda recebe uma mensagem sobre venda on-line antecipada dos ingressos pro show do Ac/Dc no Brasil? Pode até ser... mas não sou eu quem vou justificar cagada alheia.
Adequação my ass! Malditos vendedores de contatos pessoais... e pensar que uma empresa como a Mercedes Benz tem gastado seu bilionário dinheirinho com um serviço super *adequado* como esse... vai ver é por isso que os setores corporativos de Comunicação around the world têm minguado cada vez mais, afinal, não têm lá muita serventia...
Coitado de quem faz comunicação seriamente.</nós>

0 Comentaram. Faltou você?

Bibibi no Bobobó! | Powered by Blogger | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Designed by MB Web Design | XML Coded By Cahayabiru.com Distribuído por Templates