O dia em que a terra parou... de novo?

11.11.09
A mesma coisa.
Dez anos atrás eu estava em meu quarto, dormindo (cedo) porque fazia cursinho, e a luz apagou estranho, devagarzinho, em "câmera lenta"... ainda meio sem sono, peguei meu walkman para ouvir no escuro, mas estranhei o fato de as estações não sintonizarem. Aí, comecei a perceber que, por mais que eu tentasse sintonizar alguma estação, eu parecia ouvir a mesma transmissão (ruim e chiada) em vários pontos do dial. Resolvi tentar entender o que acontecia, e consegui sintonizar em um ponto mais audível, para ouvir o que tocava naquela rádio estranha que pegava mal no dial inteiro. Rádio Pirata?
Não.
Apagão no Brasil inteiro.
A rádio era a Transamérica. O sinal dela estava refletindo no dial inteiro, claro que com péssima qualidade, mas em alguns pontos eu conseguia ouvir melhor, e nessas um locutor bem tenso dizia que havia rumores de que o país inteiro estivesse na escuridão, a Av. Paulista naquele momento estava um caos, o alerta era para que ninguém saísse de casa ou onde quer que estivesse não fosse à rua. Os semáforos estavam todos apagados, o metrô e o trem pararam de funcionar, os trólebus pararam onde estavam, tudo isso adicionado aos pilantras sempre de plantão, faziam aumentar o pânico das pessoas, riscos de acidentes, assaltos, roubos, enfim. Parecia que o caos havia tomado conta do país, quiçá de outras áreas da América Latina, e o locutor reiterando sem parar para que as pessoas permanecessem onde estivessem e tentassem localizar seus parentes e pessoas mais próximas para informá-los da situação >> lembrando que os celulares não eram tão populares como hoje, ainda era coisa para poucos eleitos.
Para mim, em meu quarto e sozinha, nada mudou naquela noite.


imagem da folha


Eis que ontem à noite aconteceu a mesmíssima coisa.
Só que eu não estava sozinha! :D
Mas a luz foi apagando aos poucos, devagar, em slow motion. Do mesmo jeito. Como eu só tinha visto naquela vez.
Ao invés de ouvir rádio ou algo assim, ficamos proseando... até o celular tocar, com meu irmão dizendo que era um novo apagão, que metade do país estava apagado, e queria saber como estávamos.
Claro que surpresos! Aí, adivinha o que fizemos? Não, não ligamos o walkman, como comprovado, o celular agora, dez anos depois, não apenas está pop como tem sintonia de rádio! E lá fomos nós ligar o rádio do cellphone para saber o que acontecia lá fora. Ontem havia várias rádios no dial, algumas desencanadamente tocando suas músicas ou, enfim, sua programação normal. Outras, como a Bandeirantes, a CBN, a Sulamérica, dando os depoimentos de jornalistas aqui e acolá no país todo, relatando a situação no centro de SP, na zona Sul do Rio, em Brasília (com direito a pronunciamento do ministro de minas e energia), nos metrôs, nos trens, em Minas Gerais, na Bahia, em Porto Alegre... a tensão dos locutores, porém, era a mesma, estando eles aparentemente preocupados com a possibilidade de ondas de assaltos ocorrerem, os semáforos apagados, tudo parado e apagado.....
A única coisa que parece ter mudado, além da razão (ainda não divulgada) do apagão de 2009, foi a tecnologia, mesmo. Geradores, celulares, troca de informação entre as pessoas, tudo com um certo upgrade em relação a 1999. Inclusive permaneceu intacta a famigerada pergunta, feita ao longo de todo o dia seguinte, hoje, assim como em 1999:
Onde você estava quando tudo apagou?

5 Comentaram. Faltou você?

  1. Bruno Says:

    Mais uma vez comprovado. Um míssil em Itaipú e derrubam o Brasil como nação! rs

  2. Denis Says:

    Huaheuhea.. excelente! Joga uma bomba em Foz de Iguaçu e termina tudo!

    Eu tava em casa, tanto em 1999 como agora, e fiquei olhando tudo da janela, até encher o saco e ir dormir.

    Mas meu celular já tinha rádio naquela época. Era um Baby MTV da Telesp Celular. O número era o mesmo que o de hoje!

    Você só esqueceu de mencionar, no quesito tecnologia, os laptops. Pelo que eu ouvi, ficaram quase todos acompanhando o apagão na internet. Menos eu, pelo jeito menos tecnológico hoje do que em 1999.

  3. Anônimo Says:

    Em 99 eu morava numa ilha em Santa Catarola e fiquei no jardim vendo os aviões dando voltas. Terça eu tava na parte mais excitante de um livro, daí tive que terminá-lo com de vela pra descobrir um fim ridículo. De madruga acordei com a luz da escada entrando no meu quarto, levantei e saí desligando um monte de coisas pela casa... coisas que contaremos aos nossos filhos!

  4. Anônimo Says:

    LUZ de vela*

  5. Minha resposta em: http://patadoguaxinim.blogspot.com/2009/11/o-iluminado-o-apagao-que-eu-nao-vi.html

    WWW.PATADOGUAXINIM.BLOGSPOT.COM

Bibibi no Bobobó! | Powered by Blogger | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Designed by MB Web Design | XML Coded By Cahayabiru.com Distribuído por Templates