Ah, Serra... se você não merece, eu mereço menos ainda!

20.3.10
... vir dizer que a greve dos professores do estado, e que suas manifestações são "trololó" é demais pra minha cabeça.
Minha cabeça e a de milhares de professores cansados de trabalhar nos campos minados que as escolas públicas se tornaram. O ensino público no estado de São Paulo está, sim, minado, por todos os lados: pela má remuneração diante de um ambiente pra lá de insalubre, pela falta de todo tipo de incentivo aos profissionais que se atrevem a lecionar, por alunos/crianças-bandidos que usam o ECA pra manter um clima de guerra entre eles e seus colegas e professores, e pelos governadores que, um a um, parecem querer privatizar até o ensino mais básico - que vai do Básico ao Médio.
A molecada não tem educação e nem freio social nenhum que tenha aprendido em casa até em lares mais abastados, o que dizer quando você conhece de perto a realidade de uma família menos estruturada: o que é ruim chega a tornar-se perigoso em muitos casos. Alunos criam um clima de guerra na escola, o tal do bullying é fichinha pra tantos deles; alguns estão lá pra garantir comida ou bolsa-família pra ajudar em casa, a maioria não têm interesse nenhum ou motivação para querer saber o que está escrito nos livros. Como ser professor em um lugar com um público tão difícil de lidar?

Aí, vem o governador, que tem o poder de fazer a coisa acontecer e de mudar uma situação que catastrofica ano após ano, e o cara a quem temos que chamar de autoridade me diz que as manifestações são trololó?
Onde foi que ele estudou, era escola pública? E era bom? E por que hoje não é? Se fosse bom não teria falta de professores nos quadros docentes das escolas, e os que se arriscam na profissão não se manifestariam, como vimos ontem em São Paulo.
Quem estava lá disse que o governo fechou o espaço aéreo de toda a região onde as manifestações ocorreram, para a imprensa. Ele diz que a manifestação é eleitoreira. Só se for para ele: então por que ele não quis que a imprensa filmasse os professores em passeate de cima, das alturas, para que não virasse notícia a dimensão e a proporção da insatisfação de seus funcionários? Para que não fosse filmado o contingente imenso de policiais lá disponíveis para segurar os manifestantes? Para que, em pleno ano eleitoral, ninguém do Brasil, além dos paulistas (e principalmente paulistanos) se desse conta do imenso problema que o tucanato paulista tem feito aumentar e piorar no estado? Para que a população classe média e tosca, leitora voraz dos estadões e das vejas do Brasil, acredite nos números sempre inventados da polícia militar e pense que foi "só uma passeatinha, mais uma, desse bando de funcionário público que não gosta de trabalhar"? Para que não virasse notícia, como deveria ser, que é mais um desgoverno paulista fazendo mais uma vista grossa pra um problema que, sim, faz do Brasil um país sem futuro.

Não sou de partido nenhum porque todos eles me decepcionaram. Mas minha opinião sobre o governo desse estado não poderia ser mais crítica.

Vai, vota no Serra, mas vota pra presidente, com gosto. Continue pagando escolinha particular pro seu filhinho... continue com medo de sair de casa à noite, continue pagando cada vez mais caro pra pegar uma estrada toda pedagiada, continue pagando plano de saúde caro pra ser mal atendido por medo de ir parar em um hospital público, continue demorando 10h pra chegar em casa porque não tem metrô nem trem na cidade que deem conta. Mas depois não reclame... se não, corre o risco de ouvir o presidente dizer que é tudo "trololó"... seu mal agradecido!

0 Comentaram. Faltou você?

Bibibi no Bobobó! | Powered by Blogger | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Designed by MB Web Design | XML Coded By Cahayabiru.com Distribuído por Templates