(Não) vale a pena ver de novo

28.8.08
Aquele seriadinho badalado do início dos anos 90, o "Barrados no baile" (uma versão teenager de "Melrose place", da mesma época) vai voltar a ser rodado.
Sério! Acredita?
Entre uma volta de bicicleta na rua e um diálogo de minha Barbie com a de minhas amigas, no alto da minha pirralhice, eu a-do-ra-va assistir os playboyzinhos em suas crises existenciais e familiares ao longo dos episódios desse seriado. Até não aguentar mais ver os mesmos assuntos e o tira-põe-deixa-ficar entre os personagens e do próprio enredo do seriado. Convenhamos, para uma piveta de seus 11 ou 12 anos de idade ser fã e, em pouco tempo, achar aquilo um saco, significa que o negócio é realmente ruim... não é?
O bom é que, pelo que eu entendi, nem os atores se aguentavam naquela época. E estão voltando naquele esquema Ai, como será o clima das gravações? Vai valer a pena? E aquela porrada que dei na Brenda, será que ela guardou mágoa?. Acho que isso pode ser um sintoma de que não vai sobreviver por muito tempo.
Ainda sobre seriados, pensando nesse revival dos playboyzinhos de Bervely Hills. "Friends" foi muito, muito legal! E terminou antes da decadência, depois de uns 10 anos de ótima audiência. Quando ele começou a mostrar sinais de exaustão, os caras aceleraram o processo de fim para que acabasse como um sucesso, sem aquela coisa deprimente de os atores começarem a se matar nos bastidores e contaminarem o clima das gravações, e os personagens perderem a graça e o sentido, enfim, tudo o que te faz mudar de canal após passar poucos minutos assistindo aquilo.
Mas já pensou se, daqui uns 10 anos ou até menos, resolvessem fazer o revival de "Friends"? Não quero fazer uma comparação direta ao "Barrados no baile", mesmo porque este não possuia qualidades elegíveis como aquele, mas sim à essa idéia de vamos ressucitar a coisa toda. Será que seria minimamente interessante?
E a "Armação ilimitada"? Você botaria uma fé que os atores teriam a manha de voltar a interpretar o Juba e Lula ("Hou!") depois de tanto tempo, com tantas rugas a mais, cabelos a menos, e nada a ver com o tempo, o contexto, o público, e tudo mais?
É que nem essas bandas que acabaram e depois voltaram, e acabaram de novo e depois voltaram de novo. Tipo os Doors, o Queen, o Creedence (que voltou como Creedence Clearwater Revisited), ou a galera dos Mutantes. Não é um tanto deprimente ver essas coisas? Bem que a Rita Lee lançou uma rajada de vinagre em cima do retorno dos Mutantes, dizendo que "Revivals parecem um bando de velhinho querendo pagar o geriatra", e questionando o fato de os remanescentes da formação original dos Mutantes, que lá no passado a demitiram por 'incompatibilidades musicais', agora voltam para tocar os sucessos da banda, que de fato foram as músicas gravadas enquanto ela estava na banda, e não as posteriores.
Eu concordo com a Rita, e penso que, de uma certa maneira, não é diferente o retorno dos "Barrados" do retorno dos "Mutantes". A idéia é a mesma, reciclar algo que teve seu momento de sucesso, mas que já não possui o mesmo fôlego e corre alto risco de entrar no buraco negro da defasagem histórica, para não dizer cair no ridículo. É só uma ligeira diferença de contexto (e faixa etária), mas sem ser discrepante.

0 Comentaram. Faltou você?

Bibibi no Bobobó! | Powered by Blogger | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Designed by MB Web Design | XML Coded By Cahayabiru.com Distribuído por Templates