Sobre ter e cuidar de bichos

10.10.08
O dia das crianças está aí, e eu gostaria de dar um recado aos pais que se consideram inteligentes mas que no dia 12 pretendem presentear seus rebentos infantes com bichinhos de estimação, sejam eles cães, gatos, pássaros, peixes, furões, ...
... vocês se consideram inteligentes, ok? Então façam algo inteligente. Antes de presentear seus filhotes, lembrem-se de que animal não é brinquedo: ele sente dor, frio e medo, assim como você. E também como você, vai fazer xixi e cocô, eventualmente vai vomitar, vai querer brincar, comer, dormir, vai sentir mal estar, náuseas, vontade de ficar quietinho em um canto ou precisar de colo, carinho e atenção. Sim, porque ele é um bicho, assim como você. A grande diferença é que ele não vai judiar de você, não vai te expor a situações desagradáveis, não vai te maltratar nem gritar com você, não vai te assustar, não vai fazer nada dessas coisas que só um ser humano é capaz de fazer. Ah, sim, ele poderá rosnar se estiver bravo ou com medo, poderá até te morder se estiver estressado e perceber alguma atitude sua que o assustar... sabe como é, ele pode querer se proteger de você, por algum motivo.
Não é o lado ruim de se ter um bicho, e, sim, a SUA semelhança, como ANIMAL, em relação ao seu bichinho de estimação. Pense no quão INTELIGENTE sua criança será ao deparar-se com o bichinho em uma situação qualquer em que ele demonstra ser mais RACIONAL do que a criança. Pense também se você está preparado para criar um ser que é assim, tão parecidinho com você, e que provavelmente viverá mais de 10 anos dependendo integralmente de seu carinho e seus cuidados. Por último, pense se o seu filhinho é inteligente o suficiente para não maltratar o bichinho quando pensa brincar, cuidar ou fazer carinho nele - lembre-se de que ele também sente dor, frio e medo... tanto quanto uma criança, um adulto ou um idoso.
Se você se considera inteligente e consciente, você certamente entendeu o recado.

Porém, se você se considerar inteligente mas... não entendeu o recado, veja se entende agora:
- Andar de carro com o bicho correndo preso na coleira do lado de fora.
- Deixar o bicho tomar chuva ou vento, principalmente à noite, sem que ele possa se proteger da umidade ou do frio.
- Erguer o bicho pela coleira como se isso fosse divertido.
- Levar o bicho para confrontos com outros bichos.
- Colorir a água do seu aquário com suco de frutas ou qualquer coisa parecida.
- Trocar a ração do passarinho pela do cachorro, e a do coelho pela do gato...
- Subir no casco da tartaruga e brincar de cavalinho.
- Brincar de estressar e assustar seu bicho.
- Colocá-lo em situações em que um descuido pode machucá-lo (não importa o quanto), ou até matá-lo.
- Deixar seu gato se equilibrar na beira da sacada do seu apartamento.
- Colocar o bicho no forno microondas para secar depois de um banho na máquina de lavar.
- Cortar o rabo e as orelhas, ainda que tais "tosas" sejam feitas por um "veterinário".
- Tingir os pelos do seu bicho.
- Sair para passear com seu bicho se ele não quer andar (Sabe aquele povo que anda enquanto o bicho fica sentado preso na coleira?). Ele pode estar sentindo alguma dor ou estar com qualquer problema de saúde e por isso não quer passear.
- Deixar o bichinho na Marginal ou em algum lugar distante se estiver com sarna, cancer, ou outras manifestações que demandam cuidados especiais.
Se você acha esse tipo de coisa legal ou entende que isso é "normal", você está mais para boçal do que inteligente, e NÃO deveria jamais cogitar ter um bicho de estimação, quiçá fazer um filho.
E você, inteligente de verdade, lembre-se de denunciar maus tratos, isso é caso de polícia.
Como denunciar
Sociedade Mundial de Proteção Animal
ONG Viva Bicho
Sociedade União Internacional Protetora dos Animais
Leis brasileiras
Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal
Web animal
Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal

Quem é que deveria estar na coleira?

Quem é o verdadeiro animal?

0 Comentaram. Faltou você?

Bibibi no Bobobó! | Powered by Blogger | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Designed by MB Web Design | XML Coded By Cahayabiru.com Distribuído por Templates