Como é meu nome mesmo?

31.7.08
Eu sou ruim de guardar nome. Assim, ruim mesmo! Do tipo, ok, eu sei quem é e já li as obras de Machado de Assis, Eça de Queiroz, Nietzche, Bourdieu, Blá, Blé, e Bli, agora, me fala o nome de um livro deles. Ainda que eu tenha lido mais de uma vez, eu vou fazer cara de paisagem para você!

E é SÉRIO!

No meio acadêmico existe uma ostentação intelectual que, na minha opinião, é inconcebível. Mas em muitos e diversos ambientes as pessoas, diplomadas (ou quase), refletem esse comportamento às vezes sem querer e nem perceber. E para explicar que cara, eu não sei recitar Goethe, não consigo te dizer se o que eu li foi Dante ou Kafka, se eu encontrar com o Antonio Candido eu provavelmente não o reconhecerei, mas eu li, gostei e entendo do riscado e não preciso de pompa ou circunstância só porque já usei capelo. Mesmo entre os iniciados, isso pode facilmente soar pedante pra caramba. </FFLCH>

(Não, eu nunca tive auto-ajuda, Paulo Coelho ou Sabrina na minha cabeceira, pentelhos de plantão!)

Uma vez um pequeno grupo comentou sobre um fato qualquer cujos detalhes lembravam o enredo de um livro, e foi mais ou menos assim: "Nossa, até parece aquele trecho de (nome de um livro)!" ao que outros responderam "É verdade, e Fulano é quem faz a parte de (personagem do livro)!"

<barulhinho de grilo>

Percebeu a minha cara de paisagem?

Eu sabia bem do que se tratava, mas, como sempre, não liguei o título à pessoa, e nem o resto. A única coisa que me veio à cabeça naquele momento foi What the hell is XYZ?, e perguntar na cara dura poderia fazer com que os presentes, incautos, pensassem "Mas é mané, hein? Como assim você NÃO LEU XYZ???". Ao que eu responderia com um sonoro "NÃO SEI, cara-pálida! Algum problema??"
Com delicadeza e cara de paisagem em punho, eu perguntei um semi-silencioso "hein?" ao meu amado cônjuge, presente naquele momento e plenamente de acordo com o papo e entendendo tudo. E a resposta foi um cochicho, qualquer coisa parecida com: "do Shakespeare".

Será que é melhor eu tomar fosfosol?

Acho que se eu fosse um computador, ao clicar no iconezinho "Meu computador", apareceria a famigerada tela azul do windows. No Mac então, esquece, "Force quit" na cabeça!

0 Comentaram. Faltou você?

Bibibi no Bobobó! | Powered by Blogger | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Designed by MB Web Design | XML Coded By Cahayabiru.com Distribuído por Templates